21 outubro 2010

tony wilson

"i am not a piece of hash. i'm in charge of factory records. i think"

tony wilson


estava aqui a ler umas bases para voltar a escrever.
não sei porque, lembrei-me de todas as pessoas que estão por trás de cada artista.
'24hour party people', um filme que vi já há algum tempo, um filme que não fala dos artistas mas sim de quem os põe nos palco e os leva a casa (...)

anthony howard wilson nasceu a 20 de fevereiro de 1950 e morreu em agosto de 2007. foi um empresário inglês, apresentador de programas musicais e fundador do selo musical factory records, onde lançou grupos como joy division, new order e happy mondays.
wilson foi o grande mentor do movimento pós-punk, assistiu ao crescimento dos sex pistols e à sua queda vertiginosa, bem como à curta carreira dos joy division.
 
a vida de tony está maravilhosamente retratada no filme 24 hour party people onde é descrito como um apaixonado por música, um homem que, com a sua editora discográfica apostou e lançou grandes nomes da música.

para além da editora, tinha ainda o projecto da discoteca the haçienda. no início o espaço era palco de concertos de bandas pós-punk, mas logo iria dar origem à última maior revolução musical no mundo: quando o DJ passa a ser visto como a estrela, sendo ele o intermediário entre a verdadeira música e o ouvinte
aqui começa a cultura rave. manchester e a haçienda passaram então a ser o centro da música de dança, onde se tocavam os sucessos dos happy mondays e onde se desfrutava da batida frenética, muitas vezes acompanhada de ecstasy e outras drogas alucinógenas.


fiquei maravilhada com este homem quando vi o filme, realmente dá que pensar.
nós limitamo-nos a comprar o bilhete, ir ao concerto, comprar um albúm e acabou, o mérito é da banda. esquecemo-nos sempre que alguem teve de arriscar, teve de apostar naquela banda, teve de a pôr no palco e teve de lhe gravar o albúm.

hoje escrevo para todos aquele que, como tony, fazem os artistas subir ao palco, que apostam neles e que fazem chegar a música até nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário