12 dezembro 2010

ronnie james dio

"each generation must have their own music, 
i had my own in my generation, you have yours"

ronnie james dio

falava no outro dia com a rute, de boa música, não sei com que atencedente a rute me disse que todos os grandes músicos já morreram ou estão prestes a morrer. citação que não se leva a sério, até pensarmos duas vezes (...)


ronnie james dio, nome artístico de ronald james padavona, adoptou o sobrenome "dio" em homenagem a johhny dio, um mafioso italiano. nasceu em portsmouth a 10 de julho de 1942.
foi um músico e compositor de heavy metal norte-americano, famoso vocalista das bandas rainbow e black sabbath.
ainda na escola, formou com colegas a banda de rockabilly vegas kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de ronnie and the rumbles, ronnie and the redcaps, ronnie dio and the prophets, the eletric elves e the elves), finalmente tornou-se conhecida como ELF.
em meados dos anos 70 foi chamado para cantar na banda rainbow de ritchie blackmore (ex-deep purple), onde gravou quatro álbuns. após deixar a banda, foi convidado pelo guitarrista tony iommi para ocupar o posto de vocalista no black sabbath, permanecendo com a banda até 1983.

dio ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. é considerado como o criador do maloik, o "chifrinho" feito com as mãos, é o sinal feito com as mãos constantemente usado em shows de hard rock e heavy metal. em culturas antigas o sinal era considerado uma forma de se libertar de um mal olhado, sendo desta forma usado pela avó de dio.
em 2009 foi diagnosticado cancro do estômago a james dio que acaba por falecer em houston em maio de 2010. 


nada dura para sempre, e pelo que vemos hoje em dia, a boa música está em vias de extinção.
ser músico nao é assim tão dificil, ser uma lenda é, ser uma lenda viva está a tornar-se uma tarefa cada vez mais complicada. não temos hoje em dia metade dos talentos, metade das vontades, metade das revoluções, metade dos conhecimentos, metade dos gostos, metade da qualidade que existia.

dia após dia há uma lenda que se torna imortal, que deixa de ser uma grande concerto ou um novo single para passar a ser mais um albúm cheio de pó recheido daquelas músicas que 'já não ouviamos aos anos!'

LONG LIVE ROCK 'N' ROLL !

 
(dio, rock in peace)

1 comentário:

  1. HELL YEAH!!!!

    podias ter posto a HOLY DIVER

    "Ride the tiger,
    You can see his stripes but you know it's clean"

    ResponderEliminar