05 outubro 2010

janis joplin

"don't compromise yourself. you are all you've got"

janis joplin


ainda no outro dia estivemos a falar do woodstock. e lembro-me disso muitas vezes. como muitos, gostava mesmo de ter lá estado, de ter vivido aquele ambiente, aquela revolução, aquela liberdade, assim como adorava ter visto todos aqueles monstros da música, e no meio de todos esses monstros, a rainha (...)


janis lyn joplin nasceu em janeiro de 1943 no texas. cresceu ouvindo músicos de blues e cantava no coro local.
tinha uma atitude rebelde, por volta dos anos 60 o seu consumo de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira. uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar.
janis fez parte do grupo big brother & the holding company, após garvarem o primeiro album, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que este fosse retido até seu sucesso posterior.ao sair da banda big brother, janis formou um grupo chamado kozmic blues band, e depois os full tilt boogie band que lançou o álbum pearl, após a sua morte.

janis joplin morreu de overdose de heroína a 4 de outubro de 1970, em los angeles, califórnia, com apenas 27 anos.


não são muitas as mulheres que se destacam no mundo da música, pelo menos no campo do rock, e em relação a isso, janis revela-se realmente uma lenda.
sentou-se ao lado dos grandes, (santana, jimi, the who, joe ...), e destacou-se, mostrou aquilo que valia, mostrou que uma mulher pode partilhar um palco e ser tao boa ou até melhor que muitos artistas que o pisaram. isto numa altura em que a mulher não era vista como hoje, estava em segundo plano, não era respeitada nem lhe era dada a devida importância.

janis mostrou como uma mulher, no meio de tantos 'monstros', se pode tornar numa rainha.  

1 comentário: